O Parque Científico e Tecnológico da UnB (PCTec/UnB) é um ambiente de inovação dedicado à interação entre empresas, governo e a universidade, estabelecendo parcerias com instituições públicas e privadas com foco em PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação). O PCTec/UnB foi criado pela Resolução n° 14/2007 do CONSUNI; e lançado em 11 de junho de 2013.

O principal intuito do PCTec/UnB é desenvolver e gerar conhecimentos, produtos e serviços tecnológicos, para atender ao mercado e promover o desenvolvimento socioeconômico do país. Os principais objetivos do PCTec/UnB são:

  • Incentivar a interação entre empresas, governo e a comunidade científica;
  • Fomentar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação;
  • Atrair investimentos públicos e privados para inovação tecnológica;
  • Abrigar e apoiar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica;
  • Gerar novos padrões de empregabilidade nas empresas parceiras do PCTec/UnB;
  • Transformar os resultados de PD&I em produtos, processos e serviços tecnológicos;
  • Contribuir para a transformação do Distrito Federal em um dos grandes centros econômicos do País e polo gerador de alta tecnologia.

 

Para cumprir sua missão, o PCTec/UnB se organiza em função de seus empreendimentos. Entre os destaques do Parque, as empresas associadas e residentes firmam acordos de parceria com o Parque, sendo que as residentes ocupam espaço físico no ecossistema de inovação. Já as plataformas tecnológicas possuem interações híbridas com o setor produtivo, com participação majoritária de pesquisadores da UnB. Além de buscar novos empreendimentos e parcerias, o PCTec/UnB também realiza diversos eventos para fomentar a interação entre empresas, governo e comunidade científica. Mais informações sobre o PCTec/UnB e sua atuação podem ser encontradas no site.

 

Indicadores gerais do PCTec/UnB:
9 empresas residentes
2 plataformas tecnológicas
10 editais publicados
14 eventos realizados 

 

Link para Parque Científico e Tecnológico da UnB (PCTec/UnB): http://www.pctec.unb.br/