O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT), Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade de Brasília (UnB), é uma unidade integrada ao Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), com a atribuição de apoiar as iniciativas de inovação e desenvolvimento de competências empreendedoras, estimulando a relação entre universidade, governo, empresa, terceiro setor e sociedade em geral. O CDT é o responsável pelas atividades de proteção da Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da UnB.

Atualmente, o CDT dispõe de mais de 700 ativos intangíveis protegidos, assim destacados:

369 Patentes/pedidos de patentes (285 nacionais e 84 internacionais)

240 Programas de computador

82 Marcas protegidas

27 Desenhos industriais

16 Cultivares

Para ver o detalhamento das tecnologias de titularidade da UnB acesse os “Detalhamento dos Indicadores de Propriedade Intelectual” clicando aqui.

Em relação à Transferência de Tecnologia, o CDT da UnB já celebrou 182 (cento e oitenta e dois) transferências de tecnologia realizadas desde 1998, transformando as tecnologias desenvolvidas em inovações, sendo que tais transferências correspondem aos seguintes tipos de tecnologias:

86 Licenciamento(s) de patentes/pedidos de patentes

38 Licenciamento(s) de programas de computador

37 Transferência(s) de know-how

20 Licenciamento(s) de marca

1 Licenciamento(s) de direito autoral

Para ver o detalhamento das transferências de tecnologias de titularidade da UnB acesse os “Detalhamento dos Indicadores de Transferência de Tecnologia” clicando aqui.

Link para website do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT), NIT da UnB, contendo mais informações sobre a propriedade intelectual e a transferência de tecnologia da UnB: http://www.cdt.unb.br.

*Dados atualizados até 10 de janeiro de 2023.