A UnB possui infraestrutura de pesquisa sólida e abrangente, com 686 laboratórios, 67 núcleos e 31 centros de pesquisa. Também possui, distribuídas por toda a universidade, outras 46 infraestruturas de apoio, como bibliotecas, biotérios, usinas, fábricas, viveiros, museus, coleções e outros. Dentre os laboratórios de pesquisa, 96 prestam serviços tecnológicos para a sociedade ou são ligados à inovação em diversas áreas; 45 laboratórios são multiusuários, atendendo a mais de uma unidade e consequentemente otimizando o uso dos recursos e equipamentos de alta complexidade disponíveis. Destaca-se o crescimento exponencial nas últimas duas décadas, com aumento quantitativo de mais de 100% dos laboratórios - em 2001 a UnB possuía 324 laboratórios (Anuário Estatístico, 2001).

Conheça o Portfólio de Infraestrutura de Pesquisa e Inovação da Universidade de Brasília, elaborado ao longo dos últimos dois anos pela equipe do DPI e pela Comissão Permanente de Infraestrutura de Pesquisa e Inovação (CPAIP). O portfólio contém dados sobre os diversos tipos de infraestruturas, desde laboratórios em suas diversas categorias, até centros e núcleos. As informações foram organizadas por colégios e grandes áreas de conhecimento, facilitando a busca, mas deixando clara a transversalidade da infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB. Cada laboratório, centro ou núcleo apresenta informações como o nome do coordenador, contato, principais equipamentos e grupo de pesquisa vinculado.

 

Conheça também o Painel analítico interativo com os dados da infraestrutura de pesquisa da UnB, o qual dá acesso à consulta sobre os mais variados tipos de infraestrutura disponíveis na UnB, tais como laboratórios, núcleos, centros, coleções, observatórios, entre outros. Permite a consulta por grande área de conhecimento, por área e subárea e também pelas unidades acadêmicas da UnB. Também permite a consulta por palavras-chave na denominação dos equipamentos, facilitando encontrar setores da universidade que atuam num tema específico de interesse do usuário.

 

Esta grande infraestrutura, que engloba espaço físico, equipamentos, conhecimento e recursos humanos de alto nível, incluindo os mais de 600 grupos de pesquisa registrados no CNPq, além de 3 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), é o esteio da produção científica e tecnológica da Universidade. A partir das condições criadas pela Lei de Inovação, esta pode ser compartilhada com o setor produtivo e a sociedade em geral, ancorando e apoiando as iniciativas de empreendedorismo e inovação.

 

De acordo com a RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Nº 0054/2022, a UnB classifica suas infraestruturas de pesquisa em:

 

  • I - Laboratórios de Pesquisa (LP);
  • II - Núcleos de Pesquisa (NP);
  • III - Laboratórios de Pesquisa Multiusuário (LPM);
  • IV - Laboratórios de Prestação de Serviços Técnicos Especializados (LPSTE);
  • V - Laboratórios e outras Infraestruturas de Apoio à Pesquisa (LIAP);
  • VI - Centros Integrados de Pesquisa (CIP);
  • VII - Centros Integrados de Tecnologia e Inovação (CITI);
  • VIII - Living Labs (LL);
  • IX - Plataformas Tecnológicas (PTec).

  

As infraestruturas foram divididas de acordo com os colégios e grandes áreas de conhecimento da CAPES, de maneira a facilitar a identificação da infraestrutura de interesse. No menu lateral, clique na área do conhecimento para abrir o conteúdo.

 

Naveguem, pesquisem, busquem e divulguem. A Universidade de Brasília oferece um mundo de opções.

 

O portfólio está em perene evolução e atualização, considerando que a própria infraestrutura modifica-se constantemente. Eventuais correções ou complementações podem ser solicitadas a qualquer momento, através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Link para Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI): http://www.dpi.unb.br/index.php?lang=en